Como Investir em Imóveis

Como Investir em Imóveis (em Tempos de Crise)

Uma crise pode nós fazer pensar em como investir em imóveis. Mas a questão é que nem todos podem entender a crise como uma oportunidade. Tudo depende do seu olhar.

“Todo problema é uma oportunidade disfarçada. Benjamin Franklin

Você pode ver o mesmo problema de duas maneiras diferentes: pode ver um copo de água meio vazio ou meio cheio. Todos somos confrontados com um número de desafios em nossas vidas que raramente são muito diretos. Alguns desistem, enquanto outros aproveitam a oportunidade para prosperar.

Nunca é divertido navegar em períodos de tempestade – mas as recessões fazem parte tanto do investimento quanto os dias ensolarados.

Estratégias inteligentes de investimento imobiliário o manterão estável, apesar das águas agitadas de uma crise financeira.

Este início de montanha russa para 2020 pode deixá-lo ansioso por seus investimentos, mas os especialistas sabem exatamente como enfrentar uma crise econômica. Aqui está o que você precisa saber sobre a economia atual.

Mapeando a crise financeira global de 2020

Uma pandemia global sem precedentes, o novo corona vírus – também conhecido como COVID-19 – atingiu quase todas as nações e sistemas financeiros do planeta. O que começou como um surto em regiões isoladas da China se espalhou pelo mundo, crescendo exponencialmente.

Atualmente, não existe vacina e os dados iniciais mostram que é extremamente transmissível. As estimativas da taxa de mortalidade variam, com estimativas atuais da taxa de mortalidade pairando em torno de 1,4%. O vírus afeta desproporcionalmente os idosos e aqueles com condições de saúde existentes, especialmente distúrbios autoimunes.

No Brasil estamos “atrasados” em dados precisos; não saberemos a extensão do vírus por algumas semanas. Também não sabemos até que ponto nossa infraestrutura nacional de assistência médica pode lidar com a escassez de equipamentos de proteção, respiradores e leitos de UTI.

Os kits de teste para corona vírus são escassos. A maioria das pessoas precisa esperar dias para receber um teste e outros três a cinco dias para obter os resultados.

O longo período de incubação dura até 14 dias, ou possivelmente até mais.

Como não sabemos quando atingiremos os picos de infecção, não podemos saber quanto tempo à economia continuará no nível drasticamente reduzido que estamos vendo agora. A lógica determina que algumas regiões metropolitanas terão surtos comunitários maiores do que outras, mas quando se trata de comércio, viagens e cadeias de suprimentos de produção industrial, especialmente em suas maiores cidades, como São Paulo, se torna um problema em qualquer lugar. Os efeitos ondulam e são sentidos por todos.

Como Larry Summers, ex-presidente de Harvard e presidente da NEC, afirmou recentemente: “O tempo econômico foi interrompido, mas o tempo financeiro não foi interrompido”. Podemos nos isolar por algumas semanas ou meses e os compromissos estará lá esperando por nós”, o tempo financeiro não para. As contas de aluguel e financiamentos não param. As faturas de cartão de crédito não param. Os fornecedores não param de precisar de pagamento. Os impostos ainda são cobrados.

É um tipo diferente de choque econômico do que normalmente inicia uma recessão. Em essência, o mundo precisa limitar a atividade econômica para diminuir a propagação do COVID-19.

Em resumo, ninguém vai a lugar nenhum. É uma paralisação de outro mundo – e não sabemos quanto tempo vai durar.

Corona vírus significa que a próxima recessão é iminente?

Certamente estamos caminhando para uma crise econômica. Isto é, para todos os efeitos, não está mais em debate. Nosso atual trimestre fiscal, o primeiro trimestre de 2020, provavelmente será considerado a data oficial de início da recessão.

Uma recessão econômica é um subproduto natural do ciclo de negócios, que age como uma onda. Há períodos de pico, onde o crescimento do PIB é mais alto e os vales quando o crescimento do PIB diminuem, a economia experimenta um crescimento negativo e ocorre uma recessão.

Por que o ciclo de negócios é assim? As economias são compostas por atores individuais, e os indivíduos são propensos a períodos de ganância, estagnação, otimismo e medo.

Sentiremos a dor mais econômica no segundo trimestre deste ano – ou de 1º de abril a 30 de junho. Haverá um déficit maciço de produção econômica, simplesmente com base na falta de consumo, viagens e acomodações, entretenimento, alimentação e interação social.

Não se sabe o quanto o PIB irá cair no segundo trimestre e em quanto aumentará a taxa de desemprego. O PIB brasileiro pode cair até 4,4% em 2020 com corona vírus, diz estudo. De fato, quase todos os economistas e bancos de investimentos agora preveem uma recessão global em 2020.

O consenso econômico agora é que Brasil e o resto do mundo não estão apenas vendo uma correção do mercado. Em vez disso, entramos em uma recessão que poderia ser mais profunda do que qualquer outra que já vimos em nossas vidas. Provavelmente, não veremos uma retomada do crescimento até 2021.

Como Investir com Imóveis em Crise

A crise financeira em curso mudou o jogo dos investimentos, tornando a incerteza à norma e criando todo um conjunto de novas regras que determinarão rápida e dolorosamente os vencedores e perdedores nos mercados financeiros globais.

Os investidores que ignoram essa “nova realidade” terão dificuldades e acharão suas incursões financeiras frustrantes e sem recompensa. Mas os investidores que adotarem essa mudança não apenas sobreviverão, como também prosperarão.

Os investidores precisam mudar a percepção e ver a turbulência financeira como o tempo possível de oportunidades de investimento e empregar a ferramenta correta.

1) Ver a crise como uma perspectiva

A crise financeira não vai durar perpetuamente. Ao mesmo tempo, as oportunidades também não são permanentes.

Mas todos devem ter em mente que o mercado imobiliário é um processo de longo prazo, e não de curto prazo. Os investidores devem considerar o momento da crise como o momento mais conveniente para iniciar o processo do ciclo de investimentos.

O melhor momento para explorar investimentos é quando a oferta excede a demanda.

Algumas recomendações são:

  • A qualidade fundamental é a paciência. Seja paciente e você aproveitará as melhores oportunidades de investimento com facilidade;
  • Se você possui um imóvel, seria prudente não vendê-lo no momento atual;
  • Compre casas ou apartamentos. É melhor se eles estiverem localizados em áreas residenciais estreitamente povoadas e tiverem um bom acesso de transporte;
  • Procure locais perto de shopping centers;
  • Imóveis na planta são os que mais valorizam;
  • Observação detalhada do mercado, conselho de especialistas e paciência são os fatores cruciais de sucesso, que ajudarão a encontrar as melhores oportunidades de investimento imobiliário. E lembre-se de que a maratona é conquistada não pela velocidade, mas pela paciência e sabedoria. A probabilidade é que o mercado financeiro se recupere mais rápido que o mercado imobiliário.

2) Seja ganancioso quando os outros têm medo

Lembra-se daquela citação do famoso Warren Buffet?

“Nós simplesmente tentamos ter medo quando os outros são gananciosos e ser gananciosos apenas quando os outros têm medo”.

Conclusão sobre investir em imóveis em épocas de crise

Para saber como Investir em Imóveis (em Tempos de Crise), mostramos que a atual crise causou perdas tremendas e fez muitos investidores correrem pelas saídas. No entanto, lembre-se, quando o mercado imobiliário e o mercado de ações estão em queda, isso soa igual à crise e oportunidade. Quando as pressões diminuírem, o mercado se preparará para outra boa corrida.

Se você é um investidor de longo prazo, o momento de comprar é quando todo mundo está vendendo, mas faça isso com sabedoria, com todos os detalhes verificados e todas as oportunidades exploradas.

E lembre-se sempre: para ser um investidor de sucesso, você precisa o conhecimento certo.

Se você decidir investir em imóveis na crise, encontre um agente imobiliário local confiável que possa ajudá-lo a navegar no cenário sempre em mudança do mercado imobiliário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Open chat