dicas como financiar um imóvel

Dicas para financiar um imóvel

Agora que ficou mais fácil comprar imóvel financiado, confira nossas dicas para financiar um imóvel .

O crédito para financiamento de imóveis, que estava difícil desde a década de 1980, voltou fortemente em oferta. Mesmo com a economia em tropeços, há dinheiro na praça para quem tem a ficha limpa e quer deixar o aluguel para trás ou morar num imóvel mais adequado a suas necessidades.

A compra de um imóvel é, muitas vezes, o maior investimento que alguém faz ao longo da vida. É fundamental, portanto, planejar e executar minuciosamente esse passo tão decisivo.

Ultimamente, o financiamento imobiliário se tornou uma das maneiras mais comum para aquisição da casa própria, mas esse procedimento ainda gera muitas dúvidas.

Antes de assumir um financiamento imobiliário, alguns fatores precisam ser assumidos.

Planejamento é a palavra-chave

Apesar da realização de um sonho ser sempre um momento de alegria e exaltação, a compra de um imóvel financiado é um passo e compromisso que deve ser feito com cautela.

Esteja preparado com as despesas. Mesmo em um financiamento, sempre é necessário dar um sinal na compra de um imóvel e também há os gastos com documentação.

Procure por um imóvel que tenha as parcelas de financiamento compatível com sua renda.

Muitas instituições financeiras oferecem linhas para crédito imobiliário. Compare as condições de financiamento, as taxas de juros, os prazos de pagamento e outras taxas que possam estar embutidas no financiamento.

Simuladores de financiamento auxiliam na projeção da compra

Existem diferentes tipos de financiamento e definir qual é o mais apropriado pode ser uma tarefa complicada. Várias instituições, como a Caixa Econômica, possuem simuladores para facilitar esse trabalho.

Teste as varias opções disponíveis, mas lembre-se de fazer a simulação com os dados reais. Data de nascimento e renda são fatores decisivos em um financiamento imobiliário.

As vezes não é muito fácil entender esse simuladores, neste caso entre em contato com o seu corretor de imóveis de confiança.

Ganhe tempo tendo a documentação necessária pronta

Estar com a documentação pronta e completa pode ser o divisor de agua em conseguir aquele financiamento com melhores condições ou ate mesmo aquele imóvel mais disputado no mercado.

Os documentos para financiar um imóvel pedidos pelas instituições financeiras são basicamente os mesmos para todas elas. Podem ter uma pequena variação entre um banco e outro.

Observe o comprometimento de renda

Lembre-se que o financiamento de um imóvel é um compromisso de longo prazo. Um comprometimento de renda acima de 30% pode trazer consequências desagradáveis.

Ao adquirir um imóvel na planta, que levará um tempo para ficar pronto, pode acarretar na necessidade de pagar aluguel até a entrega das chaves da nova morada.

Uma boa analise do orçamento pessoal ou familiar é fundamental antes de assumir o compromisso de um financiamento imobiliário.

Abaixo temos algumas pergunta e respostas comuns entra as pessoas que procuram comprar ou financiar um imóvel.

Possuo uma renda atual como autônomo, sendo que tenho como comprovar movimentações bancárias, senso assim posso financiar um imóvel?

Existem várias situações e na grande maioria delas, sim você pode financiar um imóvel. A instituição bancária ira fazer um analise de sua profissão e decidir o quanto liberara para seu credito.

Qual a renda para ser feito um financiamento de imóvel?

A renda devera ser necessariamente o triplo do valor da prestação. Pode se levar em conta a renda familiar, ou seja, o soma da renda de todas da família que moram no imóvel.

Quanto tempo demora em sair o credito?

A aprovação para o financiamento de um imóvel pode levar até de 90 dias.

Qual é o problema principal que inviabiliza um financiamento?

Se você estiver negativado em algum órgão de proteção ao credito o financiamento não será aprovado.

Como confiar no corretor de imóveis?

Esse é um assunto muito delicado. Você pode ter levado um bom tempo para economizar dinheiro com a finalidade de comprar um imóvel ou até estar partindo para um financiamento em longo prazo.

Antes de decidir pela compra, visite o imóvel para conferir o estado de conservação e junto ao corretor de imóveis confira toda a documentação da propriedade.

E muito importante, não de nenhum cheque ou dinheiro em espécie antecipadamente antes da assinatura de um compromisso de compra e venda ou na assinatura de transferência do imóvel em um cartório ou ainda no momento da assinatura do contrato de financiamento em uma instituição bancária.

Espero que essas dicas para financiar um imóvel ajudem a você e a sua família conquistarem esse sonho tão almejado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Open chat